quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro de 2017, concomitantemente à 283º edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pela Igreja de mesmo nome, localizada na Cidade de Goiás será realizado o Encontro Nacional das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Esse evento será composto de uma parte religiosa (que compreenderá novena, procissão e quermesse), uma parte acadêmica (com mesas redondas, conferência e sessão de comunicação oral) e uma parte cultural (com a apresentação dos grupos de Congo, Tapuio, Ternos dentre outros).
As irmandades do Rosário, historicamente, desde o período colonial no Brasil, estiveram relacionadas à devoção católica e popular das pessoas negras escravizadas ou não, bem como por seus descendentes. Configurou-se, portanto, como uma forma de construção da identidade cultural e também como espaço de resistência dessa população. Atualmente, a devoção à Nossa Senhora do Rosário congrega várias expressões culturais relacionadas à História da população afro-brasileira como, por exemplo: Congada, Dança de Congos, confraria, reinados, ternos de moçambiques, tapuio, marinheiros, caçada da Rainha e um grande conjunto de práticas ancestrais que dialogam com os diferentes legados africanos e que marcam a identidade dessa população no tempo presente.
Assim, esse evento busca informar e valorizar as expressões identitárias do povo negro goiano vilaboense relativas às manifestações religiosas do chamado “catolicismo popular”, por meio do diálogo com a comunidade católica local, os grupos de "cultura negra" da cidade de Goiás e do Estado de Goiás e do Brasil, bem como com os pesquisadores e pesquisadoras acadêmicas dedicados aos estudos desse tema. Acreditamos que a informação e a valorização da história e cultura afro-brasileira é fundamental para o combate ao racismo e para favorecer a construção de subjetividades afro-afirmadas. Esses dois aspectos, ao mesmo tempo que possibilitam a efetivação da democracia de fato, também promovem a auto estima e a construção identitária dos sujeitos que, costumeiramente, são vitimadas pelo racismo.
Para que todos os nossos objetivos sejam concretizados é fundamental o envonlvimento e a participação da comunidade. Convidamos todas as pessoas a realizar conosco um evento de encontros com muita alegria e beleza. Desejamos a todos um ótimo


Para realizar inscrições e mais informações clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário