segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jornadas pela Igualdade Étnico-Racial – 2ª edição (28/09/2015)

Filosofia, Educação e Africanidades

Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de Setembro: Maria Elisa Santos
Revisão textual: Maria Cristina Rodrigues Evangelista 


Cartaz do evento
Na segunda-feira dia 28 de setembro aconteceu na UEG (Universidade Estadual de Goiás) campus Cidade de Goiás a 2ª edição da Jornadas pela Igualdade Étnico-Racial com a temática “Filosofia, Educação e Africanidades”. Neste evento teve envolvimento de três instituições importantes na Cidade de Goiás, UEG,(Universidade Estadual de Goiás), Espaço Cultural Vila Esperança e IFG (Instituto Federal de Goiás). Também tivemos presenças muito importantes quando pensada a temática em questão, de imediato nosso convidado ilustre veio da UFBA/ABPN – Estado da Bahia o Prof. Dr. Eduardo Oliveira, tivemos a Prof. Me. Janira Sodré professora do IFG – ciência e tecnologia de Goiás, Cidade de Goiânia, a Prof. Me. Ádria Borges professora do IFG – ciência e tecnologia de Goiás, da Cidade de Goiás, o Prof. Me. Paulo Cantanheide (Diretor da UEG – campus Cidade de Goiás), o Antropólogo Robson Max (da Vila Esperança), e o Prof. Me. Euzebio Carvalho professor da UEG – campus Cidade de Goiás. Foi um dia, com imensos aprendizados, ocorrendo atividades durante todo o dia, das 08hs da manhã as 19hs da noite.
Prof. Dr. Eduardo Oliveira
No período matutino, no auditória da UEG, iniciamos nossos trabalhos com a Prof. Ádria Borges fazendo o discurso de abertura, e convidando os Profs. Robson Max, Paulo Cantanheide e Janira Sodré, para explicar o que viria a ser o evento. Logo após iniciou-se a primeira mesa temática, sendo “Educação, Filosofia e Africanidades”, com os Prof. Eduardo Oliveira e o Prof. Paulo Cantanheide, e coordenando a mesa o Prof. Euzebio Carvalho, as 10hs houve a apresentação cultural do Grupo de Samba de Roda da Vila Esperança com direção artística de Gustávio da Silva Pinheiro.


Espaço Cultural Vila Esperança
No período vespertino, as 14h, fomos todos para o Espaço Cultural Vila Esperança, onde nos reunimos para uma roda de conversa com tema: “Culturas Negras e Educação – Diálogos de Encruzilhada: Africêntricos e Educação no Brasil” tendo a mediação dos Professores: Eduardo Oliveira, Janira Sodré Miranda, Robson Max e Ádria Borges, a atividade teve inicio com a apresentação cultural – Grupo de Jongo da Vila Esperança com direção artística de Ronaldo Oliveira.  O pessoal que compõe a Vila Esperança são sempre muito bem receptivos, chegamos lá e estava nos esperando deliciosos lanches com interligação à culinária africana.
Prof. Eduardo Oliveira e Profª. Janira Sodré
A noite, as 19hs no auditóriO da UEG teve nossa conferência de encerramento com a temática “Cosmovisão Africana no Brasil” com a fala do Prof. Eduardo Oliveira e coordenando a mesa a Profª. Janira Sodré.
O dia foi extremamente proveitoso, tenho certeza que todos que participaram do evento levaram consigo, valores, aprendizados muito valiosos para pensar a cultura, a religião, os saberes africanos. Cada palestrante apresentou uma nova visão sobre os costumes do povo africano e afrodescendentes. O Prof. Eduardo Oliveira, expos com muito propriedade sobre o que hoje, e porque os negros sofrem com o racismo. Ele distingui como nossa sociedade é doente humanamente, psicologicamente, o como ela tapa os olhos diante de situações/problemas e não procuram resolver a sociedade e a si mesmo. Todos os professores, que envolveram no evento, apresentou positivamente um dos valores civilizacionais africanos, que é a oralidade muito bem, fazendo com que todos entendesse o recado, e repensasse as atitudes que vivenciam e fazem durante a vida.
Não esquecendo, este dia, teve a presença de mais um novo pibidiano, o Daniel estudante do 2ª ano de história.

Frequência: Maria Elisa, Daniel, Jéssica, Samara, Patrícia, Jaqueline, Elivan, Prof, Euzebio.

Galeria de imagens

Prof. Paulo Cantanheide  e Prof. Eduardo Oliveira

Prof. Eduardo Oliveira e Pibidiano Elivan

Apresentação Roda de Samba da Vila

Músicos da Roda de Samba

Espaço Vila Esperança

Roda de conversa na Vila Esperança

Grupo de Jongo da Vila Esperança

Prof. Eduardo Oliveira e Pibidiana Maria Elisa


Prof. Eduardo Oliveira e Prof, Janira Sodré

Auditório UEG
Espaço Vila Esperança

Prof. Eduardo Oliveira na Vila Esperança

Roda de conversa Vila Esperança


Ronaldo componente da Vila Esperança

Prof. Paulo Cantanheide

Lutia e Prof. Euzebio em Vila Esparança

Prof. Euzebio e Prof. Ádria Borges

Auditório UEG apresentação Samba da Vila


Prof. Ádria Borges na abertura do evento

Auditório UEG

Prof. Eduardo Oliveira no auditório da UEG

Prof. Robson na Vila Esperança

Espaço Vila Esperança




Espaço Vila Esperança



Prof. Euzebio e Prof. Lídia


Foto coletiva ao final do evento





Nenhum comentário:

Postar um comentário