terça-feira, 2 de setembro de 2014

OFICINA DE MÁSCARAS AFRICANAS (02/09/2014)

Serviço:
Autoria do texto: equipe PIBID, Subprojeto História
Relações públicas e secretariado de setembro:  Jaqueline, Maria Elisa
Revisão do texto: Euzebio.

Tema da oficina realizada
Aos dias 02 do mês de setembro de 2014 ocorreu nossa segunda oficina no Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Albion de Castro Curado, com o tema. “Oficina de Máscaras Africanas”. O objetivo desta oficina era desenvolver na escola questões que envolvem a cultura africana, seus mitos, ideologias, crenças que envolviam as construções das máscaras, pois cada máscara produzida trazia  significado, um ritual.

Nos Reunimos no Colégio por volta das 07:00 h. da manhã para a organização do espaço e dos equipamentos. A oficina foi estruturada da seguinte forma, no período matutino, duas primeiras aulas reunimos os 6º e 7º ano. Iniciamos com uma apresentação introdutória sobre a oficina explicando o  significado das máscaras, mitos, o que são orixás etc. Nos dois últimos horários realizamos o mesmo processo,  nas salas do 8º e 9º anos.

A introdução da oficina no período matutino foi realizada  no laboratório de informática, utilizando o Data show na transmissão de filmes, slides e imagens. Para iniciarmos nossos trabalhos foi ouvida a música “Caçador de mim” interpretada por Joel Augusto, foi feita uma reflexão sobre a mesma, onde a pibidiana Jaqueline Morais, debateu juntamente com os alunos qual a mensagem que a música passava. Foi passado aos alunos que Milton Nascimento é um cantor que possui uma grande representação da cultura negra. Após foram explicado pela pibidiana Jessica o que são mitos, pra que os africanos utilizavam as máscaras, o que são orixás e ainda foi mostrado no slide um mito  IBEJIS e  um vídeo com imagens de várias máscaras africanas, apresentado pela pibidiana Wariane e Letícia.

No período vespertino demos continuidade ao trabalho com a oficina prática de confecções das máscaras.
Objetivo da oficina

A oficina prática foi desenvolvida com desenhos das máscaras nos rostos dos alunos, com o intuito de aproxima-los da cultura africana, e deixando com que a imaginação fluísse e assim sentir basicamente nas performances dos africanos quando se vestiam numa máscaras.

No período vespertino nos reunimos na brinquedoteca, para a pintura facial das máscaras foram utilizadas tintas próprias para o rosto. A oficina apresentou um bom resultado pois houve um grande envolvimento dos alunos que participaram  com entusiasmo. Então vejo esta oficina como uma ação muito importante, através dela de alguma forma os alunos se comunicaram com a cultura africana, despertando em muitos o reconhecimento de sua própria identidade.

FOTOS REFERENTE A OFICINA




















Alunos sentados em roda para melhor interação.





Alunos acompanhando o slide.


















Jaqueline e Jéssica desenhando nos rostos dos alunos
























 Maria Elisa, Wariane e Letícia pintando os rostos dos alunos.


























Frequência nas atividades: Estiveram presente, durante todo o dia, Jaqueline, Jéssica, Kesia, Letícia, Maria Elisa, Wariane, Jade, Maria Cristina. no dia quem não compareceu mas justificaram a ausência foram Mauro e o Coordenador Euzebio Carvalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário